sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Correção da 2ª aplicação, ou segunda edição, da prova da área de Matemática e suas Tecnologias do EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) de 2016, 2º (segundo) dia, Caderno Rosa (número 8) de questões, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), para ingresso em 2017. Gabarito da questão da prova, realizada em dezembro (04.12.2016, que serve para Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Problema comentado em VídeoAula do Curso de Raciocínio Lógico Matemático RLM e área de Exatas



CURSO MATEMÁTICA ENEM 2016 QUESTÃO 159 PROVA ROSA RESOLVIDA EXAME NACIONAL ENSINO MÉDIO 2ª Aplicação.

Correção da 2ª aplicação, ou segunda edição, da prova da área de Matemática e suas Tecnologias do EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) de 2016, 2º (segundo) dia, Caderno Rosa (número 8) de questões, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), para ingresso em 2017. Gabarito da questão da prova, realizada em dezembro (04.12.2016, que serve para Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Problema comentado em VídeoAula do Curso de Raciocínio Lógico Matemático RLM e área de Exatas.

Gabarito oficial da mesma questão (idêntica ou igual), de acordo com o caderno de questões:
Caderno (cores)
Número do Caderno
Questão
Gabarito (letras)
Amarelo
5
178
D
Cinza
6
141
D
Azul
7
180
D
Rosa
8
159
D

Simulado de exercícios com soluções para vestibular, concurso público, cursos de graduação (em universidades e faculdades) e processos seletivos em empresas.

Problema 159 resolvido e comentado, passo a passo: Com o objetivo de trabalhar a concentração e a sincronia de movimentos dos alunos de uma de suas turmas, um professor de educação física dividiu essa turma em três grupos (A, B e C) e estipulou a seguinte atividade: os alunos do grupo A deveriam bater palmas a cada 2 s, os alunos do grupo B deveriam bater palmas a cada 3 s e os alunos do grupo C deveriam bater palmas a cada 4 s.
O professor zerou o cronômetro e os três grupos começaram a bater palmas quando ele registrou 1 s. Os movimentos prosseguiram até o cronômetro registrar 60 s.
Um estagiário anotou no papel a sequência formada pelos instantes em que os três grupos bateram palmas simultaneamente.
Qual é o termo geral da sequência anotada?
A) 12 n, com n um número natural, tal que 1  n  5.
B) 24 n, com n um número natural, tal que 1  n  2.
C) 12 (n - 1), com n um número natural, tal que 1  n  6.
D) 12 (n - 1) + 1, com n um número natural, tal que 1  n  5.
E) 24 (n - 1) + 1, com n um número natural, tal que 1 ≤ n ≤ 3.

Progressão aritmética, pa, mínimo múltiplo comum, mmc, sequência numérica, termo geral da sequenciação de números, progressão geométrica, pg, estatística, princípio fundamental da contagem, pfc, probabilidade.

Assista à vídeoaula, com a resposta em resolução comentada, passo a passo, desta questão resolvida no link (endereço):

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