segunda-feira, 13 de março de 2017

CURSO MATEMÁTICA ENEM 2016 QUESTÃO 170 PROVA ROSA RESOLVIDA EXAME NACION...









CURSO MATEMÁTICA ENEM 2016 QUESTÃO 170 PROVA ROSA
RESOLVIDA EXAME NACIONAL ENSINO MÉDIO 2ª Aplicação.

Correção da 2ª
aplicação, ou segunda edição, da prova da área de Matemática e suas Tecnologias
do EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) de 2016, 2º (segundo) dia, Caderno
Rosa (número 8) de questões, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
Educacionais Anísio Teixeira (Inep),
do Ministério da Educação (MEC), para ingresso em 2017.
Gabarito da questão da prova, realizada em dezembro (04.12.2016), que serve
para Sistema de Seleção Unificada (Sisu),
Programa Universidade para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento
Estudantil (Fies). Problema comentado em VídeoAula do Curso de Raciocínio
Lógico Matemático RLM e área de Exatas.

Gabarito oficial da mesma questão (idêntica ou igual), de
acordo com o caderno de questões:

Caderno (cores)

Número do Caderno

Questão

Gabarito (letras)

Amarelo

5

172

C

Cinza

6

147

C

Azul

7

174

C

Rosa

8

170

C

Simulado de exercícios com soluções para vestibular,
concurso público, cursos de graduação (em universidades e faculdades) e
processos seletivos em empresas.

Problema 170 resolvido e comentado, passo a passo: O pacote de salgadinho preferido de uma menina é
vendido em embalagens com diferentes quantidades. A cada embalagem é atribuído
um número de pontos na promoção:
“Ao totalizar exatamente 12
pontos em embalagens e acrescentar mais R$ 10,00 ao valor da compra, você
ganhará um bichinho de pelúcia”.
Esse salgadinho é vendido em
três embalagens com as seguintes massas, pontos e preços:




















A menor quantia a ser gasta
por essa menina que a possibilite levar o bichinho de pelúcia nessa promoção é
A) R$ 10,80. B) R$ 12,80. C)
R$ 20,80. D) R$ 22,00. E) R$ 22,80.

Matemática financeira, estatística
descritiva, menor valor ou quantia, mínimo, máximo, menor preço, grandeza
direta ou inversamente proporcional.

Competência de área 4 -
Construir noções de variação de grandezas para a compreensão da realidade e a
solução de problemas do cotidiano.
H15 - Identificar a relação
de dependência entre grandezas.
H16 - Resolver
situação-problema envolvendo a variação de grandezas, direta ou inversamente proporcionais.
H17 - Analisar informações
envolvendo a variação de grandezas como recurso para a construção de
argumentação.
H18 - Avaliar propostas de
intervenção na realidade envolvendo variação de grandezas.

Interpretração de gráfico de
colunas barras e linhas, análise gráfica de pizzas circulares, Interpretar
gráfico cartesiano que represente relações entre grandezas, Leitura de
Gráficos, competência do enem, Leitura, Interpretação e Inferência de dados fornecidos
por meio de gráficos e tabelas. Representação de tabelas e sistemas de equações
por Matrizes.
Competência de área 6 –
Interpretar informações de natureza científica e social obtidas da leitura de
gráficos e tabelas, realizando previsão de tendência, extrapolação,
interpolação e interpretação.
H24 – Utilizar informações
expressas em gráficos ou tabelas para fazer inferências.
H25 – Resolver problema com
dados apresentados em tabelas ou gráficos.
H26 – Analisar informações
expressas em gráficos ou tabelas como recurso para a construção de argumentos.

Massa da embalagem (g), Pontos
da embalagem, Preço (R$), 50, 2 2,00, 100, 4 3,60, 200 6 6, 40.

Assista à
vídeoaula, com a resposta em resolução comentada, passo a passo, desta questão resolvida
no link (endereço):

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