segunda-feira, 17 de abril de 2017

CURSO MATEMÁTICA ENEM 2016 QUESTÃO 172 PROVA ROSA RESOLVIDA EXAME NACIONAL ENSINO MÉDIO 2ª Aplicação.



Correção da 2ª aplicação, ou segunda edição, da prova da área de Matemática e suas Tecnologias do EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) de 2016, 2º (segundo) dia, Caderno Rosa (número 8) de questões, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), para ingresso em 2017. Gabarito da questão da prova, realizada em dezembro (04.12.2016), que serve para Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Problema comentado em VídeoAula do Curso de Raciocínio Lógico Matemático RLM e área de Exatas.

CURSO MATEMÁTICA ENEM 2016 QUESTÃO 172 PROVA ROSA RESOLVIDA EXAME NACIONAL ENSINO MÉDIO 2ª Aplicação.

Gabarito oficial da mesma questão (idêntica ou igual), de acordo com o caderno de questões:
Caderno (cores)
Número do Caderno
Questão
Gabarito (letras)
Amarelo
5
168
C
Cinza
6
149
C
Azul
7
150
C
Rosa
8
172
C

Simulado de exercícios com soluções para vestibular, concurso público, cursos de graduação (em universidades e faculdades) e processos seletivos em empresas.

Problema 172 resolvido e comentado, passo a passo: Uma empresa farmacêutica fez um estudo da eficácia (em porcentagem) de um medicamento durante 12 h de tratamento em um paciente. O medicamento foi administrado em duas doses, com espaçamento de 6 h entre elas. Assim que foi administrada a primeira dose, a eficácia do remédio cresceu linearmente durante 1 h, até atingir a máxima eficácia (100%), e permaneceu em máxima eficácia durante 2 h. Após essas 2 h em que a eficácia foi máxima, ela passou a diminuir linearmente, atingindo 20% de eficácia ao completar as 6 h iniciais de análise. Nesse momento, foi administrada a segunda dose, que passou a aumentar linearmente, atingindo a máxima eficácia após 0,5 h e permanecendo em 100% por 3,5 h. Nas horas restantes da análise, a eficácia decresceu linearmente, atingindo ao final do tratamento 50% de eficácia.
Considerando as grandezas tempo (em hora), no eixo das abscissas; e eficácia do medicamento (em porcentagem), no eixo das ordenadas, qual é o gráfico que representa tal estudo?

Eixo das abscissas, eixo das ordenadas.
Interpretração de gráfico de colunas barras e linhas, análise gráfica de pizzas circulares, Interpretar gráfico cartesiano que represente relações entre grandezas, Leitura de Gráficos, competência do enem, Leitura, Interpretação e Inferência de dados fornecidos por meio de gráficos e tabelas. Representação de tabelas e sistemas de equações por Matrizes.
Competência de área 6 – Interpretar informações de natureza científica e social obtidas da leitura de gráficos e tabelas, realizando previsão de tendência, extrapolação, interpolação e interpretação.
H24 – Utilizar informações expressas em gráficos ou tabelas para fazer inferências.
H25 – Resolver problema com dados apresentados em tabelas ou gráficos.
H26 – Analisar informações expressas em gráficos ou tabelas como recurso para a construção de argumentos.

Estatística descritiva, química, biologia, engenharia civil e ambiental.

Assista à vídeoaula, com a resposta em resolução comentada, passo a passo, desta questão resolvida no link (endereço):
https://youtu.be/LsWHAvrArpk

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