sábado, 28 de janeiro de 2017

Correção da 2ª aplicação, ou segunda edição, da prova da área de Matemática e suas Tecnologias do EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) de 2016, 2º (segundo) dia, Caderno Rosa (número 8) de questões, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), para ingresso em 2017. Gabarito da questão da prova, realizada em dezembro (04.12.2016), que serve para Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Problema comentado em VídeoAula do Curso de Raciocínio Lógico Matemático RLM



CURSO MATEMÁTICA ENEM 2016 QUESTÃO 154 PROVA ROSA RESOLVIDA EXAME NACIONAL ENSINO MÉDIO 2ª Aplicação.

Correção da 2ª aplicação, ou segunda edição, da prova da área de Matemática e suas Tecnologias do EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) de 2016, 2º (segundo) dia, Caderno Rosa (número 8) de questões, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), para ingresso em 2017. Gabarito da questão da prova, realizada em dezembro (04.12.2016), que serve para Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Problema comentado em VídeoAula do Curso de Raciocínio Lógico Matemático RLM.

Gabarito oficial da mesma questão (idêntica ou igual), de acordo com o caderno de questões:
Caderno (cores)
Número do Caderno
Questão
Gabarito (letras)
Amarelo
5
179
B
Cinza
6
136
B
Azul
7
167
B
Rosa
8
154
B

Simulado de exercícios com soluções para vestibular, concurso público, cursos de graduação (em universidades e faculdades) e processos seletivos em empresas.

Problema 154 resolvido e comentado, passo a passo: Pretende-se construir um mosaico com o formato de um triângulo retângulo, dispondo-se de três peças, sendo duas delas triângulos retângulos congruentes e a terceira um triângulo isósceles. A figura apresenta cinco mosaicos formados por três peças.

Na figura, o mosaico que tem as características daquele que se pretende construir é o
A) 1. B) 2. C) 3. D) 4. E) 5.

Congruência e Semelhança de Triângulos, peças do mosaico, triângulos retângulos congruentes, triângulo isósceles, Mosaico 1, Mosaico 2, Mosaico 3, Mosaico 4, Mosaico 5, 30°,60°,90°,22°,68°,120°,80°, 50°,25º,65º

Sabe-se que dois triângulos são congruentes quando:
seus elementos (lados e ângulos) determinam a congruência entre os triângulos.
dois triângulos determinam a congruência entre seus elementos.

Casos de congruência:

a) LLL (Lado, Lado, Lado): os três lados congruentes.

b) LAL (Lado, Ângulo, Lado): sendo dois lados congruentes, os ângulos formados entre eles também são congruentes.



c) LAA (Lado, Ângulo, Ângulo): congruência do ângulo adjacente ao lado, bem como congruência do ângulo oposto ao lado.










d) ALA (Ângulo, Lado, Ângulo): dois ângulos congruentes, sendo os lados entre os ângulos congruentes.


Sabe-se que, em todo triângulo isósceles, os ângulos opostos aos lados congruentes são congruentes. E, também que, os ângulos da base de qualquer triângulo isósceles são congruentes.

Assista à vídeoaula, com a resposta em resolução comentada, passo a passo, desta questão resolvida no link (endereço):

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